top of page

Projeto que muda impostos de aplicações é enviado à Casa Civil

  • Foto do escritor: TaxFin
    TaxFin
  • 21 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

O Ministério da Fazenda enviou à Casa Civil o projeto de lei que simplifica a cobrança de impostos sobre aplicações financeiras. A informação foi do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele informou que a tributação de dividendos, principal ponto da reforma do Imposto de Renda, ficará para mais tarde, mas sai ainda este ano.


Segundo Haddad, o texto do projeto sobre as aplicações financeiras está “pactuado” com o mercado financeiro e não deve enfrentar resistência. A Casa Civil analisará o projeto antes de o enviar ao Congresso, o que não tem data para ser feito.


Nesta terça, acaba o prazo de 90 dias estabelecido pela emenda constitucional da reforma tributária para que o governo envie ao Congresso o projeto de lei que reforma a tributação da renda e dos salários. Haddad, no entanto, nega que o governo esteja descumprindo a Constituição porque, em dezembro do ano passado, editou a medida provisória com a reoneração da folha de pagamentos, que está incluída no tema.


“No fim de dezembro, já estávamos cumprindo a norma constitucional”, disse Haddad ao deixar o Ministério da Fazenda. O ministro explicou que o governo optou por fatiar a reforma tributária sobre a renda em diversos projetos de lei. No ano passado, o governo adiantou parte da reforma ao enviar ao Congresso o projeto que tributa as offshores (empresas de investimentos no exterior) e antecipa a cobrança de Imposto de Renda de fundos exclusivos.


Fonte: Agência Brasil


 
 
 

Comments


© 2023 por TaxFin - Inteligência tributária e financeira

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page